insight februário







A poesia concedeu-me trégua
O verão concedeu-me mofo
O resgate concedeu-me canto
A rosa concedeu-me rodas
Eu acordei silêncio
A saudade é doutrina
A disciplina é o motor
O país onde estou
É o pampa,
o cerrado,
Campos gerais
A rota dos diamantes
O deserto ameno
Floresta
É o mar, o berço da alma
A poesia concedeu-me trabalho
O verão levou o girassol
O resgate concedeu-me mãos
A rosa concedeu-me escuta
Eu acordei silêncio


2012
Quando começaram a chegar as fotos da pagina Descobrir Portugal ai no facebook, e faz alguns anos já, eu fui colecionando algumas, alem de sobrescreve-las, numa serie a que chamei Horizontes. Passatempo pueril.Talvez eu junte os "horizontes escritos", devem compor um texto consistente.
Uma foto do Rio de Janeiro - não tem, pelo menos não vi, nenhum Descobrir o Brasil no facebook, me da também ideia de sobrescrito: Horizonte tangível.
Horizonte para mim são pernas. Representa caminhada para algum lugar, saída da inercia, das vicissitudes, das viciosidades, das ociosidades, das licenciosidades. Representa regra básica, associações. Coisas de pegar, de por a mão. Acessos. Mais que portais, trilhas, trilhos.
Horizonte para mim, nesse momento de corpo recurvado e farelento, cheirando a flor murcha, é uma dadiva de que eu não dispunha tempos atras.
Não se trata de pensar que existe futuro, que há perspectivas, ou um indicativo de esperança, de fé, uma certeza não fanática de que vale a pena viver.
Um toque na alegria, sentimento tão distante, sentimento raro. O passo paciente de quem espera, diz a canção... Certamente Clarice Lispector falou melhor sobre a ideia.
Enquanto alguns mergulham em sombras, em escuros, eu mergulho em imobilidades, em silêncio. Meu caráter em transformação ainda teima em recorrer à defesa de ficar parado quando o susto é grande, a cisma é grande. E eu dei de cismar, desde menina, cismas que me custam anos em posição estática, com enigmas na mão, em silêncio.
Só não quero virar farelo de fato. Não quero murchar antes de tanger o horizonte.


Comentários

Postagens mais visitadas