orientação personalizada, que pode servir a mais alguém

A voz tem lá as suas razões. Como tudo em nosso self, ela é adaptável.
O canto tem essa relação inseparável com declamação e música.
Temos que trabalhar (toda a vida, com longos períodos de estagnação, como todos os outros setores da vida) as modulações do texto. As melodias das canções em geral nasceram do texto. Em muitas oficinas, levei letras de canções que as pessoas não conheciam, pedi que inventassem a melodia, e elas vêm quase sempre muito próximas à melodia original.

Quando estamos assim "murchinhos" os pedidos para que tenhamos paciência, perseverança nos soam ofensivos. Te peço para ACREDITAR. E continuar praticando. E para arranjar um tutor em percepção.

É preciso estudar e praticar (e no seu caso é bom que seja com alguém) a captação e retransmissão das frequencias (notas, ou tons); as distancias entre dois tons; o encadeamento de três ou mais tons, o fraseado de uma melodia. As notas que lhe dão suporte na harmonia (quando isso ocorre). Isso pode ser feito sem texto, ao piano, por exemplo.

Em geral, os instrumentos musicais são bem eficientes para ensinar a cantar.

Ouça uma guitarra flamenca, uma guitarra de rock, uma viola caipira, um violão. Ou flauta transversa. Oboé. 

Baixe gravações com solistas destes instrumentos.  Baixe música do século 17, 18, 19. É bom pra alma, inclusive.

As vezes, perceber a melodia nesses instrumentos é mais eficiente e rápido que ouvir outras vozes,inda mais que o texto se comunica demais com a psique e pode reforçar bloqueios, gerando ganhos secundários e aumentando nosso tempo de "andar em círculos".
.


Comentários

Postagens mais visitadas