Trabalho em grupo

"O grão de areia se anula perante outro grão de areia para construírem a praia imensa que recebe o movimento carinhoso das ondas do mar.
Uma gota d’água se une a outras tantas para formar a imensa massa líquida dos rios, lagos e mares." * www.momento.com.br
Venho sempre com uma forte impressão dessa experiência de lidar com grupos da sexta para o sábado. É um lindo processo, uma linda maneira de curar orgulho e egoismo. É um trabalho que ultrapassa a construção da obra de arte. Doi como que, atinge em cheio o humor e talvez essa sensação possa ser consertada com um pouco mais de tempo de liderança, que fiz até 2008 mais o papel de co-liderança, por princípio, por sentir que cada um deve se responsabilizar pelo trabalho, de preferência com a mesma paixão e lealdade que eu. Eu é que me envolvo exageradamente na implantação do projeto e não deixo margem de erro para possíveis dissidências ou fracassos. Ninguém é de ninguém. Ninguém é por ninguém. Seu umbigo é seu senhor. E eu não sou Jesus, que formou um time de grãos de areia e previu com larga antecipação uma desistência crucial, que o mataria. E Jesus tinha Deus como orientador. E foco em suas proposições.
Não acho justo comparar os rumos da minha vida com os de Jesus, embora em tenha nascido de casa solar e respire Seus pensamentos. È que o grão de areia que sou ainda está à deriva na maré.
Hoje tenho mais dois grupos para atender. Num deles sou líder. No outro sargento, que não deixa de ser líder do seu setor. Gostaria de dizer a todos com os quais trabalho que gosto de lidar com isso. Todos os grupos possuem um grande significado, grande utilidade para a vida. São campos de intenso aprendizado. São o movimento, a atividade combinada entre intelecto, afetividade e sensações. O cérebro age intensamente, o corpo transpira e o coração depura as relações que se estabelecem, por mais frágeis que sejam. Percebo a grande dificuldade de vinculação, de entrosamento, de estabelecer confiança, de exercitar o amor, de manter o ritmo, o pulso. A necessidade de terceirizar o pulso, de dar poder a quem mantem o pulso sempre é uma tentação a ser evitada. Tudo é tenso no trabalho em grupo, instável, sexual. Os gêneros se medem, ombro a ombro. Os egos se testam, inflados, tesos. As diferenças incomodam. E estamos sempre por um triz. É o que sinto. Parecemos seres oriundos de mundos diferentes, às vezes nossa natureza semibárbara fica evidente e até ódio - o outro lado do amor,  e possível sentir, mediado por um timbre áspero, por uma desafinação, por carências melódicas e harmônicas, por vivências culturais diferentes. Ontem mesmo eu senti desejos de morder, gritar palavras de ordem e sons de guerra, a selvageria subiu-me a pele. De exigir silêncio! E então cantei com meus melhores sons, na região de risco, para conter o turbilhão. Um pouco mais tarde, tive vontade de dar na cara, de chamar as falas... cheguei no portão de casa cuspindo bile e fogo...
Novamente recordo Alberto Almeida, que me forneceu um nome de especialista em trabalhos com grupos que eu não conhecia. Vou estudar esta autora, vou continuar procurando os registros e a palavra consoladora do Alberto, já que serão poucas as ocasiões em que poderei cruzar com ele pessoalmente.
E tem uma coisa que ainda preciso redigir aqui: com bastante dificuldade e dor, vou conseguindo apartar-me da necessidade que sempre tive da companhia de um coselheiro. Não é que vou, de uma hora para outra, tornar-me ditador. Delegar funções deve ser um trabalho ofertado generosamente a todos os membros do grupo. E é o que venho conseguindo fazer de bom no meu aprendizado, deixar de pedir aprovação (será que eles irão me amar? era o conselho que quereria ouvir...). 
Já é a segunda vez que um dos meninos, espontaneamente, me lembra das situações de saia justa, em que o músico desiste há poucos minutos do espetáculo começar... e ontem veio a notícia do outro grupo se formando, com pompas de orquestra, e ontem veio a situação do músico que tinha como meta fazer o curso e que atualmente está largando tudo por necessidade de equilibrar orçamento doméstico, fora outras situações que não cabe expor neste momento, íntimas demais para mim... melhor preparar o coração...
Obrigada ao Pedro Gulin, ao Mauricio Escher, ao Machison Abreu, ao Fabio Laskavski e ao Andre Spinardi, alicerces das ideias do conto de hoje. Jociele Puga estava em treinamento, numa aula de Didática, enquanto superávamos as nossas expectativas de iluminação.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas