segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Margens



 *google images

O-Higan é uma palavra japonesa: O é um título honorífico, e Higan significa “a outra margem”.
Mas, na verdade, Higan é uma abreviação de TohiganTo significa “atravessar” e, como Higan quer dizer “a outra margem”, Tohigan quer dizer “atravessar para a outra margem”. To é a parte mais significativa da palavra TohiganHigan, a menos que sejamos muito cautelosos, torna-se um conceito. Mas To (atravessar, ir) não é um conceito; é a experiência, é a vivência. Desse modo, o importante é atravessar para a outra margem, e eu gostaria de enfatizar mais o To que o Higan. Ele quer dizer viver o dia-a-dia. O destino, a meta, o fim, o Higan, acaba por ser alcançado se você dá cada passo no caminho perfeito. Se os meios são perfeitos, é natural que alcancemos o objetivo perfeito. Assim, os meios são mais importantes que o objetivo. Eu não deveria dizer “mais importantes”, pois isso divide os meios e os fins em duas coisas, enquanto que os meios são fins e os fins são meios Sabendo-se isso, a palavra Higan torna-se perfeitamente compreensível sem o acréscimo do verbo To. Atravessar é a outra margem.
**buda virtual 

Ganhei um livro. O canto das musas, poemas para conhecer, ler, recitar e cantar. Cia das Letras, editora que me trouxe a obra de Saramago e outras preciosidades. Pena, eu diria, se assumisse tal sociopatia: eles editaram, eu não... eles gravaram I Juca Pirama, eu não. Eles se adiantaram, fizeram um samba-bossa da pobre da Ismalia, tantas vezes da torre caída. Nesse caso, fizemos, Fabio e eu, algo parecido com um maracatu atômico... esta lá, na incubadora...
Nesta segunda-feira eu gostaria de ser o caminho do meio. A tríade. Ainda volto do sono implorando beijos que não serão meus. Pena, eu diria, se assumisse tal sociopatia. Sou, entretanto, daquele segundo grupo do qual fala o Sr. Alirio, de Cuiabá - o dos que ainda não sentiram a fé na pele, duvidam, e então acordam todas as manhas querendo beijos que não serão seus, quando poderiam ter estado no colo de Deus... então eu gostaria de ser o caminho do meio, o grão de areia do caminho do meio...







Sarvesham Shantir bhavatu
Sarvesham Purnam bhavatu
Sarvesham Mangalam bhavatu.
Om - Puede ser auspicioso para con todos.
Que la paz sea con todos.
Que la plenitud sea con todos.
Que la prosperidad sea con todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ensaios

baú patrimônio  imemorial oxidação teus passos meus passos abstinência arco e chifre olhos plácidos camisa alva e p...