terça-feira, 2 de julho de 2013

SegundaSabado e o Projeto Mannaz




 
*arte de Camila Moro



Em fevereiro de 2013 iniciamos a consecução do Projeto Mannaz, projeto de extensão universitária realizado junto a Coordenação de Extensão e Cultura da Faculdade de Artes do Paraná.



O objetivo do projeto consiste em aliar grupos vocais de varias procedências e níveis de desenvolvimento em trabalhos de criação artística para transformação dos ambientes. Os procedimentos e técnicas de ensaio utilizados levam um grupo participante a auxiliar o outro, a ter mais força, mais dinâmica, mais precisão, mais expressividade e corporeidade, além de senso estético, sendo dessa forma possível, através da soma de atitudes e mudança de hábitos, alterar o comportamento do ambiente, oportunizando ampliação da consciência, clareza, assertividade, assunção e bem estar a quem estiver presente.

Este projeto esta embasado em experiências anteriores, realizadas com grupos de trabalhadores da Kraft, Vale, Esso, Volvo, Tintas Renner e com o Coral do Centro Espirita Ildefonso Correia, onde procedi à coleta de dados para minha dissertação de mestrado, intitulada Comunidades de pratica musical: estudo sobre um grupo coral de Curitiba, defendida em dezembro de 2010 e constante do acervo da Biblioteca da UFPR.

O primeiro grupo vocal a participar do processo em 2013 foi o SegundaSabado, da Universidade Tuiuti do Paraná, seguido do Coral da Associação dos Professores do Paraná e de voluntários dos cursos de Licenciatura em Música, Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná. O Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná, bem como o Coral do Centro Espírita Ildefonso Correia e novos membros da comunidade curitibana e região metropolitana estão sendo convidados a participação a partir de agosto de 2013.

A primeira fase do trabalho será concluída no dia 6 de julho, as 16h no TELAB (vide flyer acima). Você poderá assistir ao resultado do trabalho desenvolvido com o grupo no primeiro semestre de 2013.


 
  

Grupo Vocal SegundaSabado – atrás, da esquerda para direita: Igor Henrichy, músico,  colaborador também na FAP; Lucius Savi, Vicente Lopes, Elza Ciffoni (Professora da UTP), Gilson Hack ( músico, egresso da FAP). Na frente, da esquerda para direita: Camila Moro, aluna do curso de Artes Visuais da FAP, Fabiane Correia e Liane Guariente

Fica aqui um flash do trabalho: 




 

Em tempo:  nos dia 4 e 5 de julho, das 15e30 as 20e30 e na sexta, das 13e30 as 17e10, em varias dependências da FAP, estaremos concluindo os trabalhos referentes ao Projeto Mannaz do primeiro semestre com o 2LMT, 3MPT e LMT, 2ACN, 2ACT, 1LMT da FAP. Todas as classes estarão realizando sessões de criação inédita.

 *foto do facebook de Daniele Skrepec

Esperamos a sua participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

novembro musical

Sem alarde O memorial dos olhos quentes da mãe Nenhuma culpa História Os encontros soprosos. Dava gosto! Como tecer um p...