quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Quando as palavras precisam desesperadamente do mar


* Dona Janaina...post de Menote Cordeiro


Amanha verei o mar, mesmo que marrom.
Comprar-te-ei rosas para ofertar
e com elas ira meu coracao
tao humano Mae
tao primevo Mae
Prometo ter paciencia
de esperar que meu desenvolvimento
de-me asas
para Nova Iorque
Lisboa
Paris
qualquer lugar distante
da dor que sinto
pela minha pequenez
e apego.
A Terra nao e meu lugar Mae
e sou devedor
eu sei.
Porem, Te imploro nesta noite,
Da-me dormir em paz
Da-me encontrar Andre
os medicos que me apliquem os balsamos
contra a arrogancia...

do i ching:

 A verdadeira comunidade entre os homens deve basear-se em interesses de caráter universal. Não são os propósitos particulares do indivíduo, mas os objetivos da humanidade que criam uma comunidade duradoura entre os homens. Por isso se diz que a comunidade com os homens em espaço aberto tem sucesso. Quando prevalece esse tipo de união, deve-se levar a cabo até mesmo tarefas difíceis e perigosas, como a travessia da grande água. Porém, para que se possa formar uma tal comunidade, é necessário um líder perseverante e lúcido que tenha metas claras, convincentes, que despertem entusiasmo e que possua força para realizá-las. (O trigrama inferior significa claridade, o exterior significa força.) 

 O céu se movimenta na mesma direção que o fogo e, no entanto, são diferentes um do outro. Assim como os corpos luminosos no céu servem para a articulação e divisão do tempo, a comunidade humana e todas as coisas que pertencem à mesma espécie devem ser estruturadas organicamente. A comunidade não deve ser um simplesconglomerado de indivíduos ou coisas _ isso seria um caos, e não uma comunidade _, mas para que a ordem se estabeleça é necessário que haja uma organização entre a diversidade dos seres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

verso bordado

Lá fora a luz do dia, baça. Tu me disseste qualquer desafeto, verso E foste embora sem adjetivo que se interpusesse. Eu, às...